VENHA PARTICIPAR CONOSCO DESTE TÃO SUBLIME EVENTO, SEMPRE NO 2º DOMINGO DE CADA MÊS A PARTIR DAS 08:30 HS. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL COM TODA A SUA FAMILIA.

Pesquise

Você é nosso visitante nº ...

Hit Counter

Online

free counters

Atividades ...

Seguidores

Postado por Assembléia de Deus quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Natal: Festa pagã ou cristã?

Natal Tradição Cristã ou Festa Pagã?
*Araripe Gurgel

Natal... nessa época do ano tudo muda, começa aparecer algo diferente principalmente no comércio indicando a chegada do dia do natal, o nascimento de Cristo.

Não encontramos na Bíblia nada que ordene como mandamento a comemoração do Natal, mas não há nenhum mal em comemorá-lo dentro da simplicidade e sem exageros. Não comemorar o dia, mas o fato em si, porque dia 25 de dezembro é só um dia imaginário.
  
Terá Jesus nascido mesmo no dia 25 de dezembro? Esse não é o dia certo do nascimento, essa data foi adotada pela Igreja Católica e seguida por muitas outras igrejas e a força disso tudo é o comércio.

Até mesmo por problemas climáticos na região de Belém e em todo o Israel, essa data não é real, mas sim imaginária ou baseada em lendas. O que importa, no natal, é comemorar o fato e não o dia. Para nós o importante é que Cristo nasceu em Belém da Judéia conforme as escrituras dos profetas de Deus.

Natal, época de reunir a família e comemorar o nascimento de Jesus. O Natal é um simbolismo do nascimento de Jesus Cristo. Alguns dizem que isto é um absurdo, que Jesus nunca disse para comemorar o aniversário dele.

Entretanto, podemos ver o Natal como um momento em que às pessoas pensam muito na família e há muita união. O que não pode é deixar que o simbolismo do Natal se perca virando compras, Papai Noel e comilança. Natal é o nascimento do Salvador.

As primeiras comunidades cristãs não comemoravam o nascimento de Jesus. Somente a partir do ano 350 o Natal começou a ser comemorado no dia 25 de dezembro. Em torno da escolha desta data há uma longa história.

Os Celtas, por exemplo, tratavam o Solstício do Inverno, em 25 de dezembro, como um momento extremamente importante em suas vidas. O inverno ia chegar com longas noites de frio, por vezes com poucos gêneros alimentícios e rações para si e para os animais, e não sabiam se ficariam vivos até a próxima estação. Faziam, então, um grande banquete de despedida no dia 25 de dezembro.

Seguiam-se 12 dias de festas, terminando no dia 6 de Janeiro. Em Roma, o Solstício do Inverno também era celebrado muitos séculos antes do nascimento de Jesus. Os Romanos o chamavam de Saturnálias (Férias de Inverno), em homenagem a Saturno, o Deus da Agricultura, que permitia o descanso da terra durante o inverno.

Em 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Buscava-se o seu calor que ficava no espaço muito acima do frio do inverno na Terra.

O início do inverno passou a ser festejado como o dia do Deus Sol. A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo.

O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Inconquistável.

Outras curiosidades estão relacionadas com este dia 25 de dezembro. O calendário que adotamos hoje é uma forma recente de contar o tempo. Foi o Papa Gregório XIII que decretou o seu uso através da Bula Papal "Inter Gravissimus" assinada em 24 de fevereiro de 1582.

A proposta foi formulada por Aloysius Lilius, um físico napolitano, e aprovada no Concílio de Trento (1545/1563). Nesta ocasião foi corrigido um erro na contagem do tempo, desaparecendo onze dias do calendário. A decisão fez com que ao dia quatro de outubro de 1582 sucedesse imediatamente o dia 15 de outubro do mesmo ano. Os últimos a adotarem este calendário que usamos foram os russos em 1918.

O fato interessante desta correção é que o Solstício do Inverno foi deslocado para outra data. Dependendo do ano o início do inverno se dá entre o dia 21 e o dia 23 de dezembro.

A razão fundamental para a comemoração do Nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro se perdeu com essa mudança no calendário. Mesmo assim o Natal continuou a ser comemorado no dia 25 de dezembro.

Para nós, habitantes do Hemisfério Sul, há menos razões ainda para se comemorar o Natal no dia 25 de dezembro. Nesta data vivemos os primeiros dias do verão e não do inverno. Porém, herdamos as tradições cristãs que vieram do Hemisfério Norte.

Mesmo assim vale celebrar este ato de amor maravilhoso de Deus: Deus veio ao mundo e inaugurou uma nova vida entre nós. Este é o motivo da nossa festa. 

Natal é a celebração do grande amor de Deus, o dia em que Deus nasceu no mundo, trazendo paz, luz, amor, esperança, uma nova aliança, uma nova vida. O Filho de Deus, Jesus de Nazaré, nasceu em Belém, como uma criança humilde e marginalizada e encontrou todos neste mundo, oferecendo-lhes a presença e a reconciliação de Deus. Em torno deste acontecimento há muitas decisões e tradições herdadas do passado.

Nos relatos bíblicos não encontramos nenhuma referência sobre a data do nascimento de Jesus. Naquela época os calendários eram muito confusos. Os antigos calendários romanos tinham, às vezes, semanas de quinze dias e meses de dez dias, de acordo com a vontade do Imperador reinante.

O povo em geral não conhecia as datas de nascimento, casamento ou falecimento. Não existem registros históricos a respeito de "Festas de Aniversário" na Antigüidade. Sobre o nascimento de Jesus sabemos muito pouco. Ele nasceu antes da morte de Herodes Magno (Mt 2.1; Lc 1.5), que faleceu na primavera de 750 da era romana, quer dizer: no ano quatro antes de Cristo. Conforme estudos, o ano mais provável do nascimento de Jesus é sete ou seis antes da era cristã.

O cristão deve comemorar o Natal, primeiro fazendo uma grande reflexão.
- Como estou vivendo com este Jesus que nasceu um dia para depois morrer em meu lugar?     
- Deve ser também, um momento de revitalização dos laços familiares.  
- Principalmente deve ser o momento de reflexão sobre nossa condição diante de Deus. Se o homem é salvo ou não. Se a pessoa entregou a vida ou não a Jesus Cristo. Se o homem não tem ainda esta certeza, ele deve abrir seu coração para começar uma nova etapa com Jesus Cristo.

Como o cristão deve lidar com o simbolismo do Natal como árvore de Natal e Papai Noel?Tem gente que diz que árvore de natal é pagã. Entretanto, a decoração de Natal é o de menos, o mais importante é a essência do Natal. O Papai Noel é uma alegoria criada pelos homens, que não deve se tornar o centro das comemorações. O importante é o nascimento de Jesus.

O que ensinar para as crianças? Ensinar que o mais importante de tudo é que Jesus Cristo menino nasceu, viveu junto de seus pais, demonstrou amor a eles, teve fidelidade ao plano de Deus.

Ensinar que este menino cresceu, ensinou o caminho da felicidade, fez milagres, tem todo o poder, está vivo e um dia irá voltar para buscar aqueles que tiveram um encontro com Ele. As crianças têm que entender todo o enredo da história de Jesus e o Natal é uma época propicia para passar isto as crianças.


"Depois de 400 anos de silêncio, Deus começara a manifestar-se: os pastores foram visitados na vigília da noite, por anjos que lhes avisavam que nascera, para a humanidade, o Salvador. Essa foi a grande notícia: nascera o Salvador, agora tínhamos a quem chamar, por quem gritar. Esse Salvador é capaz de nos libertar de qualquer poder ou pecado que nos oprima. Esse Salvador só não nos salva daquilo que não queremos ser salvos. Os que se recusam a admitir a condição de pecadores que precisam de transformação, não poderão ser salvos pelo Salvador.  
Depois de lhes anunciar o nascimento do Salvador, os anjos se retiram e deixam aos pastores a responsabilidade histórica, caberá a eles ir ou não ao encontro do Salvador, que os aguarda numa manjedoura. E é nesse lugar de humildade onde o Salvador espera por todos nós.                   
Entre um natal e outro somos todos desafiados a, de joelhos, encontrar o Salvador a partir da nossa confissão de pecadores e fracos que reconhecem sua profunda necessidade do Salvador que é Cristo o Senhor. Gente que reconheça que tem de fazer toda a vontade de Deus, uma vez que qualquer coisa fora da vontade de Deus é disfuncional e atenta contra a manutenção do Universo, mas que sabe que sem Cristo não poderá ser como Deus os deseja e nem fazer o que Deus quer. Entre um natal e outro, vivamos de encontrar o Salvador".
                 
          (
Ariovaldo Ramos). A
daptado do texto- "Entre Um Natal e Outro" - Portal Missão Integral.


Como você comemora o natal? Comendo e bebendo em exagero? No pecado e na orgia? Natal simboliza bênção de Deus à raça humana, simboliza paz, alegria. É motivo para confraternização, ações de graças, adoração a Deus e não como é comemorado hoje pela maioria.

Jesus nasceu conforme as Escrituras. Glorifique a Deus nesse natal aceitando a Cristo como único e suficiente Salvador. Não há motivo para se comemorar o natal com bebidas, farras algazarra, exageros que deturpam o sentido do fato em si, mas deve ser comemorado com simplicidade, humildade e singeleza de coração.



Bibliografia

DOMATO, Hernâni - História do Calendário (ed. 1976).
HADAS, Moses et alii - Roma Imperial.
NERY, Isre 1 - 0 natal e seus símbolos, (ed. 1978).
ABRIL, Cultural - As grandes religiões, vol. 1, (ed. 1973).
BOWLE, John et alii - Pequena enciclopédia da história do mundo, vol. 1, (ed.1964).
DAVIS, John D. -  "Cruz" in "Dicionário da Bíblia".
LAROUSSE Grande Enciclopédia, vol.8, "Natal"(ed. 1970).
DELTA UNIVERSAL Enciclopédia, vol. 10, "Natal" (ed. 1980).
BURNS, Edward McNall -História da civilização ocidental, vol. 1.
McKENZIE, John L. - Dicionário Bíblico, "Aserá" (ed. 1983).


Ultimas Noticias

Calendário 2011

Calendário 2011
CALENDÁRIO DE COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DAS ADS NO BRASIL

Aconteceu ...

Dezembro foi realmente um mês de muitas bênçãos. Foi também o mês que realizamos o IIº ENCONTRO DA UMADESC, com o Tema, UM DIA COM DEUS. Muitos Jovens de nosso Setor e convidados sentiram muita alegria, graça e unção de Deus transmitida aos nossos corações pela Palavra de Deus edificante em nossa vida e através muitos momentos de comunhão, Confira...