VENHA PARTICIPAR CONOSCO DESTE TÃO SUBLIME EVENTO, SEMPRE NO 2º DOMINGO DE CADA MÊS A PARTIR DAS 08:30 HS. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL COM TODA A SUA FAMILIA.

Pesquise

Você é nosso visitante nº ...

Hit Counter

Online

free counters

Atividades ...

Seguidores

Testemunhas de Jeová

Postado por Assembléia de Deus domingo, 24 de janeiro de 2010


Testemunhas de Jeová 

Por  Rick Branch
Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
Fundador: Charles Taze Russell (1852–1916)
Data de Fundação: 1879


Publicações Oficiais: A Sentinela e Despertai! (revistas quinzenais), Ministério do Reino (boletim mensal). A organização também publica um ou dois livros de estudo doutrinário anualmente.
Organização Estrutural: Sediada no distrito de Brooklyn, Nova York, a organização é liderada por um presidente e por um "Corpo Governante". Esse grupo de homens supervisionam todos os aspectos da organização, incluindo tudo o que é publicado nos periódicos e nos livros de estudo.


Termos Característicos: As congregações locais são chamadas "Salões do Reino". A Sociedade Torre de Vigia se autodenomina uma Organização Teocrática, ou seja, uma organização governada diretamente por Deus.
História


Charles Taze Russell e alguns amigos adventistas começaram uma classe para estudo da Bíblia em 1870, e em 1881 organizou-se a "Sociedade de Tratados da Torre de Vigia de Sião".
Em 1884 a Sociedade foi legalmente estabelecida com Russell como seu presidente. Ao rejeitar a doutrina do inferno, Russell também eventualmente rejeitou quase todas as outras doutrinas cristãs e introduziu muitas doutrinas próprias que são fisicamente e espiritualmente letais.
 
Muitos de seus ensinamentos bizarros podem ser encontrados na sua obra de seis volumes intitulada Estudos das Escrituras.


Apesar de ter tido poucos adeptos na década de 1880, Russell eventualmente espalhou sua doutrina pelo mundo. "Em 1893 realizou-se o primeiro grande congresso de Estudantes da Bíblia, em Chicago, no estado de Illinois. A assistência foi de 360 seguidores e 70 pessoas foram batizadas". 


[1] Foi dessa assembléia nacional que surgiu a idéia das assembléias locais de hoje. 


[2]Russell foi sucedido pelo segundo presidente, Joseph F. Rutherford (1869–1942). Consta na obra intitulada Encyclopedia of American Religions (Enciclopédia de Religiões Americanas) de J. Gordon Melton que "o processo de substituição das obras de Russell com as obras de Rutherford começou em 1921 com a publicação de A Harpa de Deus.
 
Entre 1921 e 1941, Rutherford escreveu vinte livros e inúmeros panfletos, e assim lentamente revisou a doutrina e estrutura que tinham sido deixadas por Russell".


[3]Um dos livros escritos por Russell que causou grande controvérsia foi o sétimo volume dos Estudos das Escrituras. Como resultado do processo de substituição, Russell foi alvo de muitas críticas.
Muitos de seus seguidores deixaram o grupo e formaram suas próprias organizações. Isso deu início a organizações como o "Movimento Missionário da Casa do Leigo", e mais tarde à "Associação dos Estudantes da Bíblia da Aurora".
Devido à confusão causada por esses e outros grupos, o nome da organização foi oficialmente mudado em 1931 para Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados ("Watch Tower Bible and Tract Society"); no dia 26 de junho de 1931 o nome Testemunhas de Jeová foi adotado em um congresso em Columbus, no estado americano de Ohio. 


[4]Foi sob a liderança de Rutherford que a organização experimentou um crescimento fenomenal. Em 1928, a organização contabilizava 44.000 membros, e quando da sua morte em 1942, a organização tinha 115.000 membros. Parte do crescimento pode ser atribuído à insistência de Rutherford de que o fim do mundo estava próximo, e que o Armageddon ocorreria a qualquer momento.
O presidente que o sucedeu, Nathan H. Knorr (1905–1977), iniciou uma estratégia de expansão mundial que dura até hoje. Em 1943, foi fundada uma escola de treinamento especial para missionários que seriam enviados para várias partes do mundo, chamada de "Faculdade Bíblica de Gileade da Torre de Vigia" o nome foi mais tarde mudado para Escola Bíblica de Gileade da Torre de Vigia. Essa deu início aos métodos de ensino que as Testemunhas de Jeová usam até hoje.
Foi também sob a liderança de Knorr que a Tradução do Novo Mundo foi publicada. Essa tradução, publicada em seis volumes entre 1950 e 1960, sustenta muitas das doutrinas das Testemunhas de Jeová, enquanto que ignora regras padrões de tradução. Quando da morte de Knorr, a Torre de Vigia tinha mais de 2,2 milhões de membros.


[5]Sob a liderança de Frederick W. Franz (1893–1992), o quarto presidente, a Sociedade Torre de Vigia alcançou um total de mais de 4 milhões de membros.
Com a morte de Franz, Milton G. Henschel (1920–2003), que tinha sido o vice-presidente de Franz, assumiu a presidência. Henschel resignou ao cargo em outubro de 2000, junto com todo o Corpo Governante, para que a Sociedade pudesse ser reorganizada e dividida em três corporações.
Essas três novas corporações, oficialmente sem fins lucrativos, continuam a serem direcionadas pelos ex-membros do extinto Corpo Governante. Hoje a Sociedade Torre de Vigia tem mais de 6 milhões de membros ao redor do mundo.


Doutrina
Trindade: Joseph Rutherford deixou bem claro que as Testemunhas de Jeová não crêem na doutrina bíblica da Trindade. Ele comenta: "A origem da doutrina da ‘trindade’ remonta aos antigos babilônios e egípcios, e a outros mitologistas antigos.
Não pode ser contestado por Judeus e Cristãos que essas nações antigas adoravam deuses-demônios, e que a típica nação israelita de Deus foi advertida para não se misturar com elas em virtude deste fato.
Segue-se então, que Deus não foi dessa doutrina. (...) A conclusão óbvia, portanto é que Satanás deu origem à doutrina da ‘trindade’. (...) Não obstante, as pessoas tementes a Deus que desejam compreender Jeová e servi-lo acham um tanto difícil amar e adorar um Deus complicado, caprichoso, e de três cabeças.
Os clérigos que injetam tais idéias contradizem-se logo ao dizer que Deus criou o homem à sua própria imagem; e certamente ninguém viu uma criatura humana com três cabeças".


[6]Deus Pai: Conhecido como Jeová, a Torre de Vigia o considera como sendo o único Deus eterno e todo-poderoso. Dizem: "Houve, portanto, um tempo em que Jeová estava absolutamente só no espaço universal".


 [7] Estando só, o primeiro ato criativo de Jeová foi a criação de seu Filho.
Deus Filho: A Torre de Vigia tem repetidamente negado a divindade de Cristo. Sob a liderança de Knorr, a Torre de Vigia proclamou: "Assim, por exemplo, a Bíblia mostra que há só um Deus, o Altíssimo, o Todo-poderoso. (...) E que o Filho, como Primogênito, Unigênito, e a ‘criação de Deus’, teve princípio".


[8]Em outra publicação, eles afirmam: "Prova que Miguel, o arcanjo, não é outro a não ser o Filho unigênito de Deus, agora Jesus Cristo. O próprio nome Miguel significa ‘Quem é semelhante a Deus?’ e indica que Jeová Deus não tem semelhante ou igual, e que Miguel, seu arcanjo, é seu grande Campeão e Vindicador". 


[9]Deus Espírito Santo: Como muitas outras seitas, as Testemunhas de Jeová negam a divindade do Espírito Santo. Eles dizem: "Mas o espírito santo não tem nome pessoal.
O motivo disto é que o espírito santo não é uma pessoa com intelecto. É a força ativa impessoal e invisível, que tem sua fonte e reservatório em Jeová Deus e que é usada por ele para realizar sua vontade mesmo a grande distância, a anos-luz de distância". 


[10]O Destino do Homem: De acordo com a teologia das Testemunhas de Jeová, uma pessoa tem um de três destinos possíveis. Os Ungidos (144.000) estarão no céu para reinarem com Deus Jeová.
O resto das Testemunhas de Jeová fiéis (que não fazem parte dos 144.000) viverão para sempre numa Terra Paradisíaca. Ambas classificações são determinadas, em grande parte, com base na participação dos indivíduos na Sociedade Torre de Vigia, bem como na pregação de porta a porta de suas doutrinas.
As pessoas que não são membros da Sociedade Torre de Vigia serão destruídas por Jeová Deus e não mais existirão. Não há conceito de punição eterna, ou inferno, na teologia da Torre de Vigia. 


[11]Outras Doutrinas
1. Desde seu início, a Torre de Vigia tem feito falsas profecias sobre o fim do mundo. Suas diversas previsões sobre o fim, para os anos de 1914, 1918, 1925, 1941 e 1975, têm mantido o ritmo de crescimento de seu quadro social constante.


 [12]2. A Torre de Vigia tem rejeitado práticas médicas como vacinas, transplantes de órgãos e transfusões de sangue – e, como resultado, tem causado a morte de muitos de seus membros através de sua história.
 
Curiosamente, a Torre de Vigia agora reconhece transplantes de órgãos e vacinas como sendo práticas aceitáveis, contradizendo assim sua posição doutrinal prévia. 


[13]3. A Torre de Vigia proíbe seus membros de qualquer envolvimento em causas políticas ou serviço nas Forças Armadas.
4. À medida em que rejeita muitos costumes familiares tradicionais como sendo de natureza pagã, a Torre de Vigia proíbe a celebração de aniversários, natal, páscoa, dia das mães, dia dos pais, e quase todos os outros feriados.


Algumas Respostas Bíblicas
1. Ainda que a Torre de Vigia reconheça que há um só Deus verdadeiro, ela rejeita a doutrina bíblica da Trindade, que ensina que o Pai é Deus,que o Filho é Deus e que o Espírito Santo é Deus – três Pessoas distintas subsistindo num único ser, o Deus Único.
De acordo com a Bíblia, há um só Deus: Is. 43:10; 44:6–8; 45:5–6, 18, 22; 1 Co. 8:4. O Pai é Deus: 2 Pe. 1:17; Fl. 2:11. O Filho é Deus: Jo. 1:1; 8:58; Rm. 9:5; Fl. 2:6-9; Hb. 1:8. O Espírito Santo é Deus: At. 5:3–4.


2. Ao contrário do que ensina a teologia da Torre de Vigia, Jesus não é um ser criado, ou um anjo, mas é o Criador: Jo. 1:2–3; Cl. 1:16; Hb. 1:6; Ap. 22:8–9.


3. De acordo com a Bíblia, o Espírito Santo é Deus, e não é somente uma força, mas uma Pessoa: Jo. 
16:13–14; At. 8:29, 13:2.


4. Uma pessoa não alcança o favor de Deus por ser membro da Torre de Vigia, ou levar literatura de porta em porta. Ao contrário, a salvação depende do relacionamento que uma pessoa tem com Jesus Cristo. Jo. 3:3, 16-20; At. 4:12; Rm. 3:24–26; 1 Jo. 1:7–10.


5. A Bíblia ensina claramente que todos existirão eternamente, seja no céu ou em eterno tormento no inferno: Jo. 14:1–3; Ap. 6:9; Mt. 23:33, 25:41, 45; Ap. 20:14.

[1] As Testemunhas De Jeová no Século Vinte, p. 11.
[2] As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino, p. 576; Testemunhas de Jeová: Proclamadores do Reino de Deus, pp. 81–82, 229, 720.
[3]1:485.
[4] Testemunhas de Jeová: Proclamadores do Reino de Deus, pp. 81–82, 229, 720.
[5] Anuário das Testemunhas de Jeová, 1978, p. 30.
[6] Seja Deus Verdadeiro, 2ª edição, pp. 82–83.
[7] Ib., p. 26.
[8] Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, p. 164.
[9] Novos Céus e Nova Terra, p. 31.
[10] Santificado Seja Seu Nome, p. 268.
[11] Seja Deus Verdadeiro, pp. 78, 79, 221–224, 259-260, 271-290.
[12] Studies in the Scriptures, pp. 228, 342; Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão, pp. 110–111; 
Vindicação, p. 838; A Sentinela, 15 de fevereiro de 1969, p. 110; A Sentinela, 15 de setembro de 1975, p. 552; Despertai!, 22 de abril de 1969, p. 14.
[13] The Golden Age, 04 de fevereiro de 1931, p. 293; A Sentinela, 15 de janeiro de 1954, p. 15; A Sentinela, 01 de junho de 1968, p. 349; A Sentinela, 01 de setembro de 1980, p. 31; Como Pode o Sangue Salvar Sua Vida, pp. 6–7.


Adaptado do artigo por Rick Branch
Traduzido e adaptado com a permissao de Watchman Fellowship, Inc.
Tradução e adaptação: Marcelo Parga de Souza

Copyright © 2006 Agência de Informações Religiosas

Ultimas Noticias

Calendário 2011

Calendário 2011
CALENDÁRIO DE COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DAS ADS NO BRASIL

Aconteceu ...

Dezembro foi realmente um mês de muitas bênçãos. Foi também o mês que realizamos o IIº ENCONTRO DA UMADESC, com o Tema, UM DIA COM DEUS. Muitos Jovens de nosso Setor e convidados sentiram muita alegria, graça e unção de Deus transmitida aos nossos corações pela Palavra de Deus edificante em nossa vida e através muitos momentos de comunhão, Confira...