VENHA PARTICIPAR CONOSCO DESTE TÃO SUBLIME EVENTO, SEMPRE NO 2º DOMINGO DE CADA MÊS A PARTIR DAS 08:30 HS. VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL COM TODA A SUA FAMILIA.

Pesquise

Você é nosso visitante nº ...

Hit Counter

Online

free counters

Atividades ...

Seguidores

Postado por Assembléia de Deus terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Estamos em 2010...
E você vem com essa?”



Tendo em vista muitas cogitações com relação ao nosso comportamento e conduta como CRISTÃO, nos dias atuais é que resolvemos compartilhar algo que freqüentemente tem sido alvo de muitas discussões e que está ligada diretamente a inversão de valores que freqüentemente temos nos deparado... Certos de toda a complexidade do assunto que iremos tratar procuramos auxilio em uma fonte confiável e gostaríamos de compartilhar esse proveitoso ensinamento.


Muitos leitores me perguntam se o cristão pode jogar futebol, assistir a jogos, usar a camisa do time de coração, etc. Além disso, querem saber se o uso de adornos, como jóias, brinco, pulseiras, piercing, etc., são prejudiciais à vida cristã.

Questões consuetudinárias, ligadas a usos, costumes e práticas, são muito complexas e geram longas discussões. Mas não podemos ignorá-las nem chamar de legalistas os líderes e pregadores que se preocupam com elas. Afinal, a Bíblia trata do assunto, em várias passagens (1 Co 15.33; 2 Ts 2.15; 3.6, etc.).

Quem pensa que Deus não se importa com usos e costumes deveria ler Isaías 3.16-26, texto que começa assim: “Diz ainda mais o Senhor”. Note: quem diz é o Senhor! Além disso, é preciso considerar o fato de que somos, em tudo, ornamento da doutrina de Deus (Tt 2.10). Ou seja, o porte cristão é uma forma de expressão do caráter cristão, através do testemunho, do comportamento, da compostura e da postura, o que pode confirmar ou comprometer a sã doutrina, a ética cristã e a moral evangélica.

Eu reconheço que há abusos no campo consuetudinário. Mas ignorar os bons usos e costumes — que decorrem da observância da sã doutrina — por causa de exemplos extremados também é ser extremista. Afinal, o Senhor Jesus nos salvou para as boas obras, nas quais devemos andar (Ef 2.8-10). E a salvação plena implica ser diferente do mundo, por dentro e por fora. A santificação é um processo que começa no espírito, mas atinge a alma e o corpo (1 Ts 5.23).

FUTEBOL ?

É pecado jogar futebol, assistir a jogos e torcer por um clube? A Palavra de Deus diz alguma coisa a respeito disso, especificamente? Não. Eventualmente, se nos é lícito o divertimento — e é claro que é —, podemos, em férias ou em alguns momentos de lazer, jogar futebol com a família e os amigos. Podemos, ainda, eventualmente, assistir a uma programação futebolística na TV.

Onde reside o problema? Em 1 Coríntios 6.12, está escrito que há coisas lícitas — que não são, em si mesmas, pecaminosas — que podem se tornar dominadoras e inconvenientes. É o caso do futebol. Se torcermos por um time, a ponto de ficarmos tristes, angustiados, quando ele perde, e alegres, eufóricos, quando ganha, estamos nos deixando dominar. Não podemos nos esquecer de que a Palavra de Deus nos manda deixar o pecado, mas também o embaraço (Hb 12.1).

É pecado usar a camiseta de um time de futebol? A rigor, não. Mas não podemos nos esquecer, também, de que a Palavra de Deus nos manda deixar o pecado e o que parece pecado (1 Ts 5.22). Outro fator a ser considerado, em nossos dias, é a segurança. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, usar a camiseta de um time é perigoso, podendo provocar a ira de torcedores adversários.

Crentes podem se reunir para assistir a uma partida de futebol? Bem, se quisermos fazer isso, em nossa casa, é lícito. Mas a pergunta é: Convém? O tempo dedicado à partida de futebol não fará falta depois? Lembremo-nos de que o tempo não volta. Por isso, a Palavra de Deus assevera: “vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus” (Ef 5.15,16).

A questão não é a pecaminosidade dos atos de jogar futebol ou de assistir a um jogo, em si. Na verdade, o cristão deve ter maturidade, equilíbrio, a fim de saber o que é prioritário. O entretenimento não é vedado a nós. Mas não deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida nem atrapalhar o que é realmente prioritário, como a nossa comunhão com Deus, o bom relacionamento familiar e o ministério que nos foi confiado pelo Senhor.

USOS E COSTUMES ?

Falemos agora a respeito de adornos. Devem os cristãos aceitar todo e qualquer modismo imposto pelo mundo? Não. Onde a sã doutrina é exposta, é natural que surjam costumes que diferenciem o povo de Deus das pessoas mundanas. Na Bíblia não está escrito: “Dobrarás o teu joelho e orarás ao Senhor, quando entrares em sua Casa”, porém a Assembléia de Deus tem esse bom costume.

Precisamos ter equilíbrio e refletir à luz dos princípios contidos na Palavra de Deus. Estes são atemporais e nos ajudam a discernir entre o lícito e o ilícito, o conveniente e o inconveniente, etc. (Is 5.20; Hb 5.12-14). De acordo com a Bíblia, todas as coisas são lícitas, mas entre estas há coisas impuras, desonestas, que não edificam, que dominam, que não convém, que não glorificam a Deus, etc. (1 Co 6.12; 10.23,31; Fp 4.8).

Reconheço que não há, no Novo Testamento, especificidades quanto ao modo de nos vestirmos. Não está escrito: “As mulheres devem usar saia ou vestido compridos”. Mas a Palavra de Deus assevera que o traje deve ser honesto, com pudor e modéstia (1 Tm 2.9).

O que é um traje honesto? Literalmente, decoroso, sóbrio, equilibrado. E traje com pudor? Com decência, recato, reserva. E com modéstia? Com simplicidade, bom gosto, sem exagero, sem extravagância, sem escândalo.

Há pudor, decência, em uma minissaia, por exemplo? Muitas mulheres responderão que sim. Mas não há dúvidas de que as pernas femininas — em quase todas as culturas e na maioria das vezes em que são exibidas — chamam a atenção dos homens, podendo estimulá-los sexualmente ou, pelo menos, tirar-lhes a concentração.

É preciso ter equilíbrio, repito. A opção “liberar geral” não é a melhor. Por quê? Porque o que vem do mundo pecaminoso, sem Deus, não pode nem deve ser o nosso padrão. Se as pessoas do mundo se tatuam e usam piercing, devemos acompanhar essa moda? Por que os costumes mundanos devem prevalecer sobre os costumes de uma denominação evangélica?

Para o mundo, o padrão de beleza para a mulher gira em torno de sensualidade (estou citando a mulher como exemplo porque o contingente feminino é muito maior que o masculino; além disso, na mulher é praticamente ilimitada a variedade e quantidade de adornos). Para uma mulher ser bonita, no mundo, precisa ser sexy. Isso vale para uma serva de Deus?

Não sou contra a mulher se produzir, mas adornar-se exageradamente, sem pudor e modéstia, significa opor-se à Palavra de Deus. Reconheço que certas passagens do Novo Testamento precisam ser analisadas à luz de seu contexto histórico-cultural. Os penteados mencionadas em 1 Timóteo 2.9 e 1 Pedro 3.9, por exemplo, nada têm que ver com os penteados usados nos dias de hoje.

Mesmo assim, repito: precisamos de equilíbrio. E o crente equilibrado não se traja segundo o mundo, e sim de acordo com a sua consciência cristã, formada a partir do conhecimento da sã doutrina. A respeito disso, sugiro que o leitor estude 1 Coríntios 8 e 10, além de Romanos 14.

A despeito de o Novo Testamento não fixar moda alguma para o cristão, esse assunto está embutido na doutrina bíblica. As Escrituras não priorizam costumes — prioritária é a doutrina. Mas elas tratam dos princípios normatizadores e dos limites do porte. Não há dúvidas de que a observância da sã doutrina faz com que bons costumes surjam em nosso meio.

E quanto aos maus costumes, como surgem? Tradições, cultura, folclore, religiosidade, crendice popular, individualismo, estrangeirismo, fanatismo, fatores climáticos, econômicos e políticos, meio ambiente mundano, decadente, degenerado, pecaminoso, más companhias (1 Co 15.33), etc. Não nos esqueçamos, entretanto, de que a Palavra de Deus está acima de tudo isso e deve controlar todo o nosso viver (Sl 119.105).

Em Cristo,


Ciro Sanches Zibordi

Texto retirado e publicado em sua íntegra do


Contato:(21) 2717-6427 e (21) 9795-4981
Niterói, RJ, BrasilE-mail: ciro.zibordi@uol.com.br

Ultimas Noticias

Calendário 2011

Calendário 2011
CALENDÁRIO DE COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DAS ADS NO BRASIL

Aconteceu ...

Dezembro foi realmente um mês de muitas bênçãos. Foi também o mês que realizamos o IIº ENCONTRO DA UMADESC, com o Tema, UM DIA COM DEUS. Muitos Jovens de nosso Setor e convidados sentiram muita alegria, graça e unção de Deus transmitida aos nossos corações pela Palavra de Deus edificante em nossa vida e através muitos momentos de comunhão, Confira...